tudo sobre canario do reino

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A importância dos raios UV para as aves

Uma ave em cativeiro pode ficar privada da radiação UV. Os raios UV da luz do sol que entra pela janela são eliminados por vidros e cortinas. Além disso, as fontes normais de iluminação doméstica não emitem UV. A vida sem os raios UV para as aves seria como se os seres humanos vissem tudo a preto e branco ou pior. Sem UV algumas espécies de aves não conseguem diferenciar o sexo.
Exemplos:
As penas das aves refletem os raios UV. Esta reflexão da plumagem desempenha um papel na seleção sexual das aves.
As aves de cores escuras (ex: pássaro preto), que para os olhos humanos são negros, aparecerem aos olhos das aves com várias cores. Acontece o mesmo com as aves de cores brancas.
A percepção UV desempenha um papel significativo na seleção da comida. Alimentos com os raios UV ficam ainda mais chamativos aos olhos dos pássaros como os vermelhos são mais vermelhos e os verdes são mais verdes. Uma ave relutante a comer precisa dos raios UVA para estimular o seu apetite.
A saúde dos pássaros X raios UV
Sem uma fonte equilibrada de luz, o ciclo oculo-endócrino (luz para a glândula pineal e para a glândula pituitária) é afetado, alterando todos os aspectos da vida da ave. Uma iluminação inadequada pode provocar agitação, enfraquecimento, problemas respiratórios e metabólicos.
As aves necessitam da vitamina D3 para um desenvolvimento saudável do esqueleto, para isso os raios UVB são necessários para sintetizar a vitamina D3.
Muitas espécies podem sintetizar a vitamina D3 da luz solar através da pele. Como a pele das aves está coberta com penas, elas não podem utilizar a própria pele para o fazer. Na maioria das aves, a glândula uropigial (impermeabilizante para as penas) recolhe a pré-D3 do sangue, e acumulando-a nos óleos glandulares. Estes são depois expostos á radiação UVB quando a ave se limpa e cuida da plumagem. Mais tarde a ave ingere materiais expostos aos UV quando volta a limpar e a cuidar da sua plumagem, e o óleo entra no organismo como pré-vitamina D, sendo transformado em vitamina D3 pelo fígado e os rins.
Lâmpadas para pássaros
Na falta da luz natural existe a necessidade de adicionar a radiação UV artificial, encontrada em lâmpadas especiais para aves. Essas lâmpadas emitem raios de UVA e UVB suprindo as necessidades dos pássaros em cativo desde que usadas corretamente (ex: respeitando o período de luz diária). Alguns criadores devido à grande quantidade de pássaros em cativeiro ficam difíceis colocá-los para tomar sol todos os dias, daí a importância de investir em uma boa iluminação.
Existem algumas lâmpadas UV que não podem ser usadas para os pássaros:
As lâmpadas de iluminação doméstica não produzem raios UV e a maioria das lâmpadas domésticas inibem a cor natural da visão da ave.
Lâmpadas utilizadas para répteis podem causar cataratas e as usadas em  aquários não apresentam uma relação correta de vermelho/azul e também devem ser evitadas. (elas possuem raios UVB elevados).
Como deve ser o banho de sol?

Devemos dar a preferência pelo período da manhã, entre 8h e 9h. Uma saturação do tempo em exposição ao sol causa aos pássaros os seguintes sintomas:

Abertura do bico, aceleração do ritmo cardíaco, abertura dos ombros em relação ao corpo e desidratação.

Para maior segurança, coloque sobre a gaiola ou viveiro, um pano ou um papelão que cubra uma parte da área, oferecendo sombra, pois o pássaro saberá melhor do que nós a hora de abrigar-se. Lembrando de trocar a água de bebida após o banho de sol.

Obrigada!

M.V. Jacqueline Cremoneze

O Corte das Unhas

O corte das unhas nos pássaros deve ser feito quando estas se encontram excessivamente grandes a ponto de começarem a se enrolar.



Como cortar as unhas?
Se pega a ave e segurando-o firmemente, olham-se as unhas contra a luz. Ver-se-á que existe uma pequena veia dentro da unha. Localizando esta veia corta-se a uns 2 a 3 mm abaixo da veia. Tem que se ter o cuidado para não cortar este vaso sanguineo, pois poderá causar infecções ou até a morte do canário através de hemorragia. Caso acidentalmente isto ocorra cauterize o local com um palito de fósforo ainda quente, com uma faca ou coloque uma solução cicatrizante.


Bicos e Unhas

O grande problema das aves criadas em gaiolas é que o BICO CRESCE e as UNHAS TAMBÉM.
Em algumas espécies de aves os bicos crescem e existe a necessidade de CORTÁ-LOS. No desenho, você poderá ver que a parte de baixo do bico é sempre MENOR que a de cima e isso tem que ser RESPEITADO, pois caso contrário não conseguirão pegar o alimento.
O corte das unhas: A melhor forma é colocar a unha em frente a uma lâmpada acesa, para poder ver onde está o CANAL da unha, que é o local onde tem SANGUE. Isso serve para gato, cão, pombo e qualquer ave. Muito cuidado para não chegar perto do tal canal.

DICA: SE NÃO SOUBER ou não tiver coragem NAO CORTE! Simplesmente pegue a ave na mão, e lixe as unhas, é seguro e não causa dor nem sangramento!
Poleiros com lixa não funcionam, podem levar anos para lixar o que voce lixa em segundos com uma lixa normal de manicure.

Caso a unha esteja exageradamente crescida, corte uma parte segura e lixe o restante até que a unha fique no tamanho normal.  
O corte do bico: Quando o bico fica muito grande, o corte pode ser feito com alicate de cutícula e sempre em "V", conforme coloquei no desenho. Pode cortar a ponta, pois não é vascularizada. O corte em “V” é para não rachar o bico.

Dr. Luiz Celso Didone de Freitas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Desinfecção de Gaiolas e Viveiros

COMO DEVEMOS PROCEDER?

Em qualquer tipo de criação em que tenhamos animais aglomerados ou confinados, devemos sempre lembrar que a disseminação de enfermidades é facilitada.

Para tanto, devemos estar sempre alertas e limpar as gaiolas e viveiros, diariamente.

A limpeza diária com a remoção das fezes, água e restos de alimentos faz-se obrigatório, mas devemos nos ater ao fato que, assim que houver uma mortalidade inexplicável ou qualquer sintoma de doença, obrigatóriamente isolamos a ave e procedemos à desinfecção da gaiola ou viveiro.

Os melhores desinfetantes para criatório de aves, são aqueles à base de amônia quaternária e glutaraldeído, desde que, respeitemos as diluições indicadas pelo fabricante.

É importante salientar que, estes produtos não atuam sobre a matéria orgânica, ou seja, sobre fezes, restos de alimentos, etc. Neste caso é indispensável que antes da aplicação dos mesmos, façamos uma boa limpeza com água sob pressão, só assim teremos uma melhor eficácia dos produtos.

Existem alguns tipos de enfermidades, como as parasitárias, por exemplo, que não são eliminadas com o uso de desinfetantes, pois, possuem uma forma de sobrevivência no ambiente que são os cistos ou ovos. Para este tipo de problema, é importante o uso da vassoura de fogo e o descanso das instalações.
Lembrete: As aves são animais bastante sensíveis e frágeis, e para tanto, devemos tratá-las com atenção e carinho, mas nunca descuidar de sua saúde

Alimentação das Aves em Cativeiro

A alimentação é o aspecto mais importante para se manter aves em cativeiro.
Podemos dividir as aves em grupos na dependência do tipo de alimentação:
Insetívoras – comem insetos
Frugívoras – comem frutas
Granívoras – alimentam-se de sementes
Carnívoras – alimentam-se de carne
Piscívoras – alimentam-se de peixes e crustáceos.

Em vida livre as aves podem usufruir de vários alimentos, ou seja, ora são frugívoras ora são insetívoras.
Quando estão em cativeiro, a história é outra, ou seja, existem restrições provocadas pela própria criação.
A principal delas, é quando no criatório existe uma grande variedade de espécies de aves, exigindo que a alimentação seja de fácil administração, para diminuir o trabalho, mas que nunca deixe de ser adequada.
Na realidade, nem sempre é isto que acontece, ou seja, a tendência é homogeneizar o alimento para facilidade de manejo, colocando poucas variações alimentares específicas para cada espécie.
Têm-se observado que, em cativeiro as aves percebem mais a cor dos alimentos do que o cheiro. Com isso, selecionam ingerindo os alimentos mais coloridos e os grãos e pedaços maiores.

Para que os criadores fiquem bem orientados com relação a nutrição das aves em cativeiro, passaremos a seguir, algumas dicas para que haja uma certa harmonia ao se administrar alimento a essas aves:
1 – Os alimentos devem ser frescos e a temperatura ambiente
2 – Aves com fome não selecionam os alimentos deteriorados, deglutindo e passando mal posteriormente à ingestão. Selecionar bem os alimentos!
3 – Não colocar sementes em vasilhas fechadas. Quando o fizer, revolvê-las constantemente.
4 – Não estocar em casa alimentos por mais de 30 dias, pois há riscos de contaminações por micotoxinas.
5 – As aves que estão doentes devem receber alimento de fácil apreensão.
6 – Água de torneira muito clorada provoca gastrite. Deixar evaporar o cloro antes de administrar as aves.
7 – Rações devem ter uma granulometria homogênea, pois a aves tendem a selecionar os grãos maiores.
8 – Verduras devem ser deixadas de molho em solução de cloro ou vinagre por 30 minutos antes de serem fornecidas .
9 – O armazenamento correto de alimentos é fundamental para manutenção de uma boa alimentação das aves. Devemos manter as condições de temperatura, higiene, rotatividade dos estoques e ventilação, para garantir o prazo de validade.
10 – Frutas e legumes devem ser comprados diariamente, para serem fornecidos frescos.
11 – Quando do uso de farinhadas, nunca deixe a farinhada úmida passar a noite, principalmente aquelas que levam ovos cozidos ou milho fresco.
12 – As cantaxantinas são administradas principalmente na alimentação dos canários, e como é dado de forma artificial, é desaconselhável o excesso, pois é eliminado nas fezes, e só faz aumentar o custo da criação. Dose recomendada é de 6 gramas por quilo de farinhada.
Existem muitos detalhes que devem ser observados na nutrição das aves em cativeiro, procuramos enumerar as mais importantes, e desejamos a todos uma boa criação com muito sucesso!!


M.V. Maria Célia Monteiro

Qual gaiola devo usar para criar

A gaiola ideal para a criação de canários é justamente uma gaiola chamada de ‘Gaiola Criadeira’ você pode comprar uma em qualquer loja ou petshop. Um detalhe importante é utilizar uma gaiola que tenha os comedouros e bebedouros para o lado de fora da gaiola, para assim evitar colocar a mão dentro da gaiola evitando assustar o casal. A gaiola deverá ter uma grade de separação para que quando os filhotes completarem 1 mês sejam separados do casal, que já estará pensando em acasalar novamente.